Planeia Viagens Com o Instagram: 5 Dicas

Toda a gente conhece o Instagram. É uma ótima maneira de partilhar fotografias de como o Starbucks escreveu o teu nome mal, vídeos de ti a fazer slide na selva da Costa Rica para fazeres os teus seguidores invejosos, ou até pores fotos na tua story de um pôr do sol na África do Sul.

Mas o que podes não saber, é que o Instagram também te pode ajudar a planear a próxima viagem – aqui ficas a saber como:

1. O teu velho amigo: “hashtag”

Não nos esqueçamos do nosso velho amigo – o hashtag. Os hastags são uma maneira de categorizar tópicos, cidades, países e outros sítios fixes. Digamos que estás interessado em passar pela Ásia, mas não tens a certeza do país a visitar. Podes procurar pelo #Asia e, à medida que vais vendo as fotos, podes encontrar fotos de macacos a tomar banho em nascentes de água quentes, e pensar, “Eu gostava de estar ali!”. Depois de muitas pesquisas, podes usar hastgas com geolocalização e ficar a saber que estes macacos, os “Macacos Japoneses” se encontram no Japão. Depois, podes explorar mais usando hastags tipo #japan #tokyo #thingstodoinjapan e muito mais-

2. Localizações, localizações, localizações

O Instagram permite-te adicionar a localização na qual tiraste a fotografia – e é daí que a inspiração pode vir! Por exemplo, se uma pessoa postar uma foto muito fixe junto a uma parede com graffitis, e a localização aparecer como “Wynwood Wall”, podes clicar na etiqueta da localização e descobrir que a parede está localizada em Miami. Depois disto podes comecar a escrever uma lista de coisas para ver em Miami, e antes de te aperceberes, tens um rascunho de um itinerário preparado, baseado nos teus gostos e preferências pessoais.

3. Viajantes, escritores de blogs, locais

O Instagram está cheio de companheiros de viagem e de escritores de blog viajantes. Se procurares por hastags do género #travel ou #travelblogger, encontrarás milhões e milhões de contas – e não estou mesmo a exagerar nesta parte. O Instagram também tem uma função que mostra as nove publicações mais gostadas do dia, para que as possas ver. Logo que cliques nestas publicações e explores um pouco mais, poderás encontrar um novo destino ou até um novo blog para seguir ou te inspirares. Os habitantes locais são, claro, outra escolha óbvia que também podes encontrar com as etiquetas de localização.

4. Plataformas de turismo

As plataformas de turismo são importantes para a indústria do turismo e são também abundantes no Instagram – cidades e países têm contas como @visitchina ou @sydney, contas estas que são dedicadas a oferecer-te dicas e conselhos de lugares para ver, comer, dormir e descobrir.

5. Torna-te social

Por último, não nos esqueçamos do real propósito das redes sociais – socializar! Escreve comentários quando achares que um lugar é interessante ou faz perguntas e tenta obter algumas dicas. Se não conheceres o dono da conta, mas te estiveres a sentir ousado – envia-lhe uma mensagem privada para perguntar mais detalhes – as tuas perguntas podem até inspirar uma nova publicação de blog caso essa pessoa seja escritora. Não te esqueças de usar a tua própria rede de contactos também. Posta uma foto de um lugar de sonho ou de um sítio para onde vás e pede conselhos e dicas, nunca se sabe quem pode dar bons conselhos ou até pôr-te em contacto com um habitante local para teres a verdadeira experiência no estrangeiro durante a tua estadia.

Parte já à aventura num destino EF à tua escolhaSaiba mais