GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

9 Passos Para Explorar Uma Nova Cidade

9 Passos Para Explorar Uma Nova Cidade

“Nem todos os que se perdem estão perdidos.” – J.R.R. Tolkien

Mesmo que seja excitante e intimidante, não vais ter uma segunda hipótese de explorar uma nova cidade pela primeira vez. Absorve o máximo que conseguires. Perda-se ou explore com um mapa dos antigos. Encontre o caminho batido. Apaixone-se um bocadinho.
As nossas dicas em como criar uma boa experiência enquanto vagueia pela cidade funcionam tanto se passar lá uma tarde ou um mês.

1. FAÇA UMA LISTA DOS LOCAIS QUE QUER VISITAR

Se visitar a cidade pela primeira vez, devia definitivamente ver e posar em frente de locais populares – depois de passar por eles é só riscá-los da sua lista.

2. APANHE O AUTOCARRO

Autocarros são uma forma excelente de sentir a cidade: os autocarros turísticos dão-lhe uma perspectiva geral do centro da cidade, enquanto os autocarros normais ajudam-no a conhecer os diferentes bairros. Entrar e sair é fácil e poupa energia para mais tarde.

3. PLANEIE (OU NÃO)

Algumas pessoas seguem um itinerário programado, outros deixam-se levar. Como sempre, é sempre bom fazer um balanço entre ambos. Por exemplo, pode planear ver aquele edifício famoso naquele bairro simpático no final do dia. Como lá chega e como regressa, pode partir à descoberta sem percurso definido.

4. OLHE À SUA VOLTA

Oiça, cheire e olhe para cima, por cima, para todo o lado. Sente-se, faça intervalos, beba muitos cafés em diferentes cafeterias, e talvez perder-se um pouco de propósito. Calce sapatos confortáveis, vista-se com com as camadas certas e traz algum dinheiro (para todos os cafés). Certifique-se que está hidratado e que come o máximo de comida local quanto possível para ganhar energia.

5. EXPLORE COM UM MAPA

Nem toda a gente quer andar perdido, saber onde está e para onde quer ir salva-lhe tempo e sanidade – ter um pouco de ambos torna a exploração bem mais divertida. Mapas não só tornam a vida mais fácil, são também um boa forma de iniciar uma conversa (um de vocês é certamente melhor a lê-lo) e são sempre uma boa memória para levar para casa.

6. PASSEI E ALUGUE BICICLETA

Os seus pés ou uma bicicleta alugada são ferramentas não muito caras e perfeitas para chegar onde quer ir. Torna-o também mais fácil de chegar onde pretende, posar para uma selfie e observar as pessoas a passar.

7. FALE COM OS LOCAIS

Perguntar aos locais é a melhor forma de abordar preciosidades e explorar novas áreas. Se não gosta de abordar pessoas no meio da rua, vá a um café ou bar e fale com o empregado. Eles estão habituados a fazer conversa social e ficção (geralmente) felizes por ajudar. E quem é que não quer mostrar o seu conhecimento do bairro?

8. EXPLORE COM UMA MISSÃO

Talvez queira encontrar o melhor hamburger na cidade ou um monumento famoso. Ter uma missão ou um objectivo geográfico faz com que a exploração se torne mais excitante e dá-lhe algo para fazer, deixando lugares para descobrir e explorar.

9. E LEMBRE-SE SEMPRE…

Não interessa como explora a sua nova cidade: saiba quais são os bairros a evitar. Mantenha-se seguro e informe-se antes de ir – um guia turístico ou informação de amigos são um bom lugar para começar. Respeite as regras e os costumes locais e comporte-se sempre como se a sua mãe estivesse a espreitar.

QUAL É A CIDADE EM QUE QUER VIVER?Saiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me