10 palavras para utilizares em restaurantes

Pequeno-almoço, brunch, almoço, jantar, café, bolo, saída depois do trabalho ou uma paragem rápida para trincar qualquer coisa – há imensas razões para ires comer a um restaurante. Se queres ir comer fora e precisas de palavras para utilizares em restaurantes, nós ajudamos! Para tornar a tua experiência mais fácil (e saborosa!), ficam algumas palavras e expressões inglesas que vais ouvir enquanto jantas. Desfruta!

1. Reservation

Para te certificares que tens uma mesa disponível no restaurante que escolheste, é boa ideia fazeres uma reserva (reservation). A melhor maneira de o fazeres é ligar. Quando ligas para o restaurante, diz que gostarias de reservar uma mesa para ‘x’ pessoas na data ‘y’ em nome de ‘z’ (Ex: Eu gostaria de fazer uma reserva de mesa para cinco pessoas para o dia 1 de Março em nome de João Silva – ao dares o teu nome, as pessoas que convidares, podem dirigir-se logo à tua mesa caso cheguem antes de ti).

2. Order (n, v)

Foste a um restaurante para comer e beber, certo? Claro! O teu pedido (order) são as coisas que escolhes do menu. A palavra “order” é um nome (“Your order is ready”) e um verbo também (“Would you like to order?” ou “We ordered the chicken”), por isso presta atenção!

3. Server (n), to serve (v)

O empregado (server) é a pessoa que recolhe o teu pedido quando estás no restaurante, que te traz a comida e está responsável pela tua mesa quando estás no restaurante. No Reino Unido e na maior parte dos países falantes de língua inglesa, são chamados “waiters” ou “wait staff”. Eles irão várias vezes à tua mesa durante a refeição para tomar nota dos teus pedidos, servir-te a comida, encher-te os copos, levar os pratos e copos vazios e garantir que tudo está do teu agrado.

4. BYO – Bring Your Own (a)

“Bring Your Own” é abreviação para “traz de casa”. Alguns restaurantes deixam-te beber o teu próprio vinho em vez de teres que pedir da lista deles e as letras BYO são a maneira de eles identificarem esta opção. Quando trazes o teu próprio vinho, o empregado de mesa vai abri-lo, mantê-lo fresco se necessário e servir-to. No final, pagas alguns dólares simbólicos por cada pessoa que tenha bebido ou por cada garrafa.

5. Starter (n)

Esta é a parte divertida – é aqui que vais escolher o que comer. Vamos começar mesmo do início, com uma entrada! As entradas são pratos mais pequenos, que chegam antes da tua refeição. É muito comum que toda a mesa partilhe os mesmos pratos. O que é que podes esperar que venha das entradas? Bem, dependendo do tipo de restaurante, as entradas típicas são spring rolls, pão de pita e dips, queijos, paparis, calamares ou camarões grelhados. Para pedir, podes dizer: Eu gostava de começar com ‘x’ (I will start with…).

6. Main course (n)

Agora é hora do teu prato principal (muitas vezes chamado de apenas principal). Normalmente, toda a gente pede um prato principal – contudo, e principalmente se estiveres a comer com um bom grupo de amigos ou num restaurante Chinês, o teu grupo pode decidir repartir as refeições e todos provam um bocadinho de tudo. Para te facilitar a escolha, o menu está normalmente dividido em tipos de pratos principais como: frango, carnes, vegetariano, massa, arroz, peixe, marisco e saladas.

7. Dessert (n)

Há sempre mais um espacinho para qualquer coisa doce no final da refeição. Podes tentar uma fatia de bolo, cheesecake, tartes de fruta, gelado, salada de fruta ou crepes. Café, chá, infusões de ervas e vinhos de sobremesa são algumas bebidas indicadas para tomares com a sobremesa.

8. Check (n)

Quando acabares de comer, chega a hora de pedir a conta. Para isto, faz contacto visual com o empregado, sorri ou acena para que ele venha à tua mesa. Pede-lhe que traga a conta (Could we have the check, please?). A conta traz uma lista de todas coisas que pediste e os respetivos preços. Nos Estados Unidos, os impostos são adicionados no final, apesar de noutros países falantes da língua inglesa, os impostos já estarem incluídos no preço que vem no menu.

9. Tip (n), to tip (v)

Agora que tens a tua conta, é altura de pagar. Se fores comer fora, é esperado que deixes uma gorjeta de cerca de 25% ao empregado. Isto quer dizer que deixas o dinheiro correspondente ao preço do menu mais 25%. Noutros países, como na Austrália, só dás gorjeta se quiseres. Isto porque os empregados de mesa tem um ordenado melhor e não se fiam nas gorjetas para complementar o seu ordenado.

10. It’s my treat

Se ouvires alguma das pessoas que está a jantar contigo dizer isto, fica feliz! Dizer ‘deixa comigo’ (It’s my treat), significa que o teu amigo gostaria de pagar a tua refeição. Sortudo!

Aprende todas as palavras a utilizar em Inglaterra ou EUA com a EFSaiba mais